quinta-feira, 11 de julho de 2013

Em defesa dos acusados



Passei grande parte da vida sendo a favor da pena de morte, mas acabei tendo que rever alguns conceitos. Não por alguma situação pontual, mas por amadurecimento e vivência.
Hoje vejo que quando nos colocamos a favor da morte de alguém que matou outra pessoa, apenas nos tornamos iguais ao primeiro, assassinos. Sim, assassinos, por que concordamos com a morte de alguém, seja ela quem for.
Condenar alguém à morte ou à prisão perpétua não torna a sociedade mais segura. Aliás, há quem pense que assassinos não merecem defesa, pois fizeram algo errado e têm o dever de cumprir pelo o que cometeram. Está certíssimo, fora o fato de não poderem ter defesa.
A defesa é um direito humano, primórdio, primário e pétreo. Se alguém é contra este direito, significa que é contra o próprio direito de defesa, seja ele qual for; assassinato, estelionado, furto ou até aquela mentirinha que você contou à sua mãe. Todas as pessoas têm sim o direito de possuírem defesa, por pior que elas sejam. Sabe por que? Pelo simples fato de serem iguais a você, ser humano.
A Sociedade tem a terrível mania de ter preconceito para com todas as pessoas que cumprem pena, pois são maus e merecem não voltar a conviver em sociedade.
Mas, Sociedade, você parou para pensar que antes de julgar estas pessoas que cometem delitos, você as vitimou primeiramente? Vitimou das mais rudes maneiras. Você às destratou, trocou de lado da rua por ver um negro, não deu bom dia a um catador de lixo, não foi gentil com o porteiro, não quis “se misturar” aos mais pobres, não teve a bondade de doar roupas e alimentos a quem precisa e por ai vai.
Sabe por que você não fez isso, Sociedade? Por que você tem o péssimo hábito que continuar achando que está na Ditadura Militar e que a polícia deve prender qualquer pessoa que “achar suspeita por aí”. Sabe por que você pensa assim, Sociedade? Por que isto foi impregnado na sua cabeça desde a mais primitiva educação. Sabe por que? Por que você ainda não entendeu o real significado de RESPEITAR O PRÓXIMO e de SE COLOCAR NO LUGAR DO PRÓXIMO.
Sabe por que você é atacada, Sociedade? Por que você não exerga que a mudança deveria começar por você. Não é o governo, não é a prefeitura, não é a escola, é você.
Para finalizar, Sociedade, não haverá melhor segurança nas ruas se você deixar o Judiciário aprovar a lei que não libera mais os presos para o regime semi-aberto, que não libera mais os presos irem ver suas famílias em dias comemorativos. E não venha me dizer que todos eles saem para cometer delitos, pois, como você gosta de dizer em suas manifestações pelas ruas, “é apenas uma minoria que a mídia mostra e que mancha toda a ideologia do movimento”. Entendeu, Sociedade?
Então passe a respeitar os outros para que eles comecem a respeitar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário